sábado, 7 de dezembro de 2013

Marketing Multinível x Esquema de Pirâmide




Este post irá esclarecer algumas diferenças entre esses termos usados e que acabam confundindo muitas pessoas.

Marketing Multinível (MMN)

O Marketing Multinível ou Marketing De Rede é uma estratégia de marketing que cria uma equipe de distribuidores e uma hierarquia de vários níveis de compensação.

Define-se como conceito de venda direta, sem intermediários, onde através de indicação, é possível gerar mais lucro do que pagando campanhas publicitárias.

A força de vendas e consumo é compensada não apenas pelas suas próprias vendas e consumo, mas também com as vendas das pessoas da sua equipe.

É uma forma muito criativa de vendar em alta escala, diretamente aos consumidores, de forma independente, sem os custos altos de Campanha Publicitária.





Porque as empresas utilizam Marketing Multinível?

As empresas tendo uma base de produtos de grande porte, muitas vezes não podem empregar uma força de vendas equivalente as multi-nacionais. Assim, para sobreviver à concorrência acreditam que utilizar o marketing multinível seja uma das melhores formas de divulgar, sem usar a abordagem tradicional.

Nos Estados Unidos, empresas como a Amway, Tupperware, Herbalife, Avon, Mary Kay e The Pampered Chef empregam imensas redes de distribuidores e vendedores que comercializam toda espécie de produto como: suplementos vitamínicos, utensílios de cozinha e produtos de beleza. 

Os vendedores são conhecidos como proprietários independentes de negócios (IBO, sigla em inglês) e em geral trabalham de suas casas.

Esquema de Pirâmide

Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável, que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, não há um produto que é viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.

A principal característica de um esquema de pirâmide é que os participantes só ganham dinheiro caso recrutem novos membros. 

Os principais identificadores de um esquema em pirâmide incluem:

- Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).
- Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).
- Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.
- Nenhum produto real ou que é viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.
- Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.




Fonte: http://economia.ig.com.br/2013-08-03/entenda-o-que-e-piramide-financeira.html


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário