Este post irá
esclarecer algumas diferenças entre esses termos usados e que acabam
confundindo muitas pessoas.
O Marketing Multinível ou Marketing De Rede é uma estratégia de marketing
que cria uma equipe de distribuidores e uma hierarquia de vários níveis de
compensação.
Define-se como conceito de venda direta, sem intermediários, onde através
de indicação, é possível gerar mais lucro do que pagando campanhas
publicitárias.
A força de vendas e consumo é compensada não apenas pelas suas próprias
vendas e consumo, mas também com as vendas das pessoas da sua equipe.
É uma forma muito criativa de vendar em alta escala, diretamente aos
consumidores, de forma independente, sem os custos altos de Campanha Publicitária.
Porque as empresas utilizam Marketing Multinível?
As empresas tendo uma base
de produtos de grande porte, muitas vezes não podem empregar uma força de
vendas equivalente as multi-nacionais. Assim, para sobreviver à concorrência
acreditam que utilizar o marketing multinível seja uma das melhores formas de
divulgar, sem usar a abordagem tradicional.
Nos
Estados Unidos, empresas como a Amway, Tupperware, Herbalife, Avon, Mary Kay e
The Pampered Chef empregam imensas redes de distribuidores e vendedores que
comercializam toda espécie de produto como: suplementos vitamínicos, utensílios
de cozinha e produtos de beleza.
Os
vendedores são conhecidos como proprietários
independentes de negócios (IBO, sigla em inglês) e em geral trabalham de suas casas.
Esquema de Pirâmide
Um
esquema em pirâmide conhecido
também como pirâmide financeira,
é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável, que depende basicamente
do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, não há um produto
que é viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.
A
principal característica de um esquema de pirâmide é que os participantes só
ganham dinheiro caso recrutem novos membros.
- Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).
- Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).
- Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.
- Nenhum produto
real ou que é viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente. A
descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.
- Um fluxo de renda que depende
prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou
produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que
não são participantes do esquema.Fonte: http://economia.ig.com.br/2013-08-03/entenda-o-que-e-piramide-financeira.html |
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